sábado, 18 de julho de 2015

Decálogo (Dekalog) Krzysztof Kieslowski

«Decálogo (Dekalog), realizada em 1988 pelo diretor Krzysztof Kieslowski. Produzidos originalmente para a televisão polonesa, os episódios chegaram às salas de cinema e foram sucesso de crítica e público. Os médias-metragens são adaptações livres dos Dez Mandamentos do Antigo Testamento.
Apesar de o tema parecer polémico, visto que não é fácil tratar de assuntos relacionados a doutrinas e crenças, o diretor transcendeu a esfera da moral religiosa, propondo uma discussão aberta sobre dramas que assolam a vida dos homens, como amor, solidão, amizade, ética e medo.
Sua ideia inicial era escrever dez roteiros que ilustrassem a decadência dos valores católicos na Polônia durante o século 20. Porém, enquanto desenvolvia as histórias, o diretor mudou de ideia e retirou todas as alusões políticas do trabalho.
O fio narrativo tem como referência comum o espaço em que as tramas se desenrolam: um conjunto de apartamentos, cuja arquitetura é formada por habitações padronizadas e voltadas para o uso coletivo, típicas dos países do Leste europeu. Dentro de cada moradia, um problema universal e, ao mesmo tempo particular, acontece.
Apesar de abordarem histórias independentes, as produções têm uma unidade temática e narrativa. Além disso, o espectador mais atento percebe conexões aparentemente invisíveis dentre elas, como a presença de atores que surgem ora como protagonistas em um episódio, ora como figurantes em outro.
Também é uma particularidade da série a utilização da mesma equipe técnica em todos os episódios, com apenas uma exceção, os diretores de fotografia. Segundo Kieslowski, cada um deles contribuiu com sua visão particular, mas sem quebrar a unidade do projeto. A trilha sonora é assinada pelo polonês Zbigniew Preisner, compositor que trabalhou em diversos filmes do cineasta.
Entre os muitos prémios que recebeu, destacam-se o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, por “Não matarás” (1988),o Prémio Ecuménico do Júri no Festival de Cannes, por “A dupla vida de Veronique” (1991), o Urso de Prata de Melhor Realizador no Festival de Berlim, por “A igualdade é branca”- trilogia das cores (1994) e o Leão de Ouro no Festival de Veneza, por “A liberdade é azul” – trilogia das cores(1993).
Krzysztof Kieslowski morreu prematuramente em 1996, aos 54 anos, no apogeu de sua carreira. Poucos diretores tinham uma visão tão original, tão sensível, tão particular e ao mesmo tempo tão universal quanto ele.»

DECÁLOGO 1
Com Henryk Baranowski, Wojciech Klata, Maja Komorowska
Professor universitário, que acredita na razão e na força das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, que está dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.

Dekalog I https://youtu.be/OjdcsVVLFQQ

DECÁLOGO 2
Com Krystyna Janda, Aleksander Bardini, Olgierd Lukaszewicz e outros.
Grávida do amante, mulher decide abortar se o marido, gravemente enfermo, se recuperar.
Cor, 57 min.

DECÁLOGO 3
Com Daniel Olbrychski, Maria Pakulnis, Joanna Szczepkowska
Para procurar o marido desaparecido durante a véspera de Natal, mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando, durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado.
Cor, 56 min.
DECÁLOGO 4
Com Adrianna Biedrynska, Janusz Gajos, Artur Barcis
O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando ela descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.
Cor, 56 min.

DECÁLOGO 5
Com Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz, Jan Tesarz, Zbigniew Zapasiewicz
Um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira.
Cor, 57 min.
DECÁLOGO 6
Com Grazyna Szapolowska, Olaf Lubaszenko, Stefania Iwinska e outros.
Jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema naturalidade uma possível relação entre eles.
Cor, 58 min.

DECÁLOGO 7
Com Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz, Jan Tesarz e outros.
Garota entrega sua filha para a avó criar, e se passa por sua irmã. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe resolve se aproximar, levantando antigas mágoas.
Cor, 55 min.
DECÁLOGO 8
Com Grazyna Szapolowska, Olaf Lubaszenko, Stefania Iwinska e outros.
Pesquisadora judia encontra-se com uma professora de ética da universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial para não cometer falso testemunho.
Cor, 55 min.

DECÁLOGO 9
Com Ewa Blaszczyk, Piotr Machalica, Artur Barcis
Ao descobrir que o marido é impotente, mulher se relaciona com um jovem amante.
Cor, 58 min.
DECÁLOGO 10
Com Jerzy Stuhr, Zbigniew Zamachowski, Henryk Bista
Com a morte de um filatelista que não se preocupava em sustentar a família, uma fortuna em selos é descoberta. Seus dois filhos são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger a inesperada herança.
Cor, 57 min.

Fonte: (paginacultural)

Sem comentários:

Enviar um comentário